Nossos Serviços

Explore nossos serviços

Através de uma equipe de engenheiros especializados, e equipamentos certificados e homologados, a FR Solar garante a elaboração de um projeto de sistema solar fotovoltaico para a sua empresa, ou residência, de qualidade, e executa todas as fases do processo de instalação das placas solares fotovoltaicas.

Energia Solar Residencial

Economize até 95% de conta de luz em sua residência. Nós ajudaremos você a identificar a solução ideal para gerar sua própria energia e reduz…

Energia Solar Industrial

Economiza até 59% em sua conta de energia, aumente seus lucros e transforme sua indústria em uma empresa sustentável que coopera com o meio a…

Energia Solar Empresarial

Reduza os impostos da sua empresa. Quase metade da sua conta de luz são tarifas e impostos, com o autoconsumo é possível zerá-los.

Energia Solar Para Agronegócios

Torne sua empresa mais sustentável, aumente seu lucro efetivo. mantenha o controle de seus gastos e faça da sua empresa colaboradora do meio …

Homologação na concessionária

Homologação na Concessionária

A equipe da F&R Energia Solar possui experiência em todos o processo de homologação de projetos e fornece, além do projeto, toda assistência…

COMO FUNCIONA?



01

ORÇAMENTO E AVALIAÇÃO TÉCNICA

Através de um estudo personalizado e gratuito, identificamos a solução ideal para que você gere sua própria energia e reduza até 95% da sua conta de luz. Com o orçamento em mãos, apresentamos também condições especiais para viabilizar a instalação do seu projeto.

02

DESENVOLVIMENTO E INSTALAÇÃO DO PROJETO

Nossa equipe de engenheiros definirá o melhor projeto para você, levando em conta todas as questões solar métricas e energéticas de sua instalação, com o uso de equipamentos seguros e certificados pelo INMETRO e com selo PROCEL.

03

ATIVAÇÃO E MONITORAMENTO

Trabalharemos com a concessionária de energia para concluir todos os trâmites burocráticos para aprovação do projeto, bem como ativação e teste do seu sistema. Você também gerenciará seus sistemas em tempo real por meio de aplicativos e da web, monitorará sua produção e consumo de energia e até reduzirá as emissões CO2 na atmosfera.

04

ECONOMIA

Depois de instalar um sistema fotovoltaico, você começa a economizar na sua primeira conta de eletricidade, não afetado pelo aumento das tarifas e inflação de energia, sua propriedade vai valorizar e você terá um retorno do seu investimento em 5 e 10 anos. Comece a economizar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Identifique a solução ideal para você através de um estudo personalizado e gratuito, e diminua a sua conta de energia em até 95%.

Energia Solar Residencial

Economize até 95% de conta de luz em sua residência. Nós ajudaremos você a identificar a solução ideal para gerar sua própria energia e reduzir sua conta de luz.

Melhor investimento financeiro

Controle de fluxo de caixa

Redução imediata na conta de energia

Instalação rápida e pronta entrega

Fazemos a análise do seu consumo através da sua conta de luz para lhe apresentar uma proposta com equipamentos de acordo com seu consumo médio.  Também fazemos  uma visita em sua fábrica para avaliar as condições.

Realizamos pesquisa de linhas créditos, para lhe ajudarmos a avaliar as que mais se encaixem a sua necessidade, para assim otimizar seus custos.

Fazemos o desenvolvimento do projeto seguindo todas as normas de segurança com aprovação da concessionária homologadora.

Seremos responsáveis por todo o processo de contato com concessionária para realizar a troca do medidor convencional para o bidirecional.

Para finalizar, agendamos uma visita da sua concessionária para iniciação do seu processo de energia fotovoltaica e configuramos um sistema de monitoramento de captação e consumo de seus equipamentos.

Como Funciona o Sistema de Energia Solar

Neste vídeo vou ensinar você, como gerar sua própria energia elétrica, você vai economizar muito dinheiro usando a energia solar, hoje a energia solar é uma fonte de energia segura e gratuita, não perca tempo, comece hoje mesmo gerar sua própria energia solar.

Energia Solar Industrial

A energia solar industrial é uma das formas de aproveitamento da radiação solar para gerar eletricidade. Nesse tipo de geração, é obtida a chamada energia solar fotovoltaica. Ela leva esse nome porque a corrente elétrica se forma a partir da incidência dos raios solares nos módulos fotovoltaicos, que movimentam os elétrons presentes no material semicondutor.

O processo de geração de energia solar industrial é semelhante ao de residências e estabelecimentos comerciais, com os quais já estamos habituados. O que muda, nesse caso, é a escala, já que indústrias precisam abastecer um número maior de equipamentos. 

 

Melhor investimento financeiro

Controle de fluxo de caixa

Redução imediata na conta de energia

Instalação rápida e pronta entrega

Como funciona a energia solar para indústria

Conforme falamos anteriormente, não há muitas diferenças entre como funciona a energia solar para indústria e para outros tipos de estabelecimento, além da proporção. Dessa forma, para funcionar, um sistema de energia fotovoltaica industrial precisa dos mesmos componentes que qualquer outro:

  • Placas solares;
  • Inversor;
  • String box;
  • Baterias, para sistemas off-grid;
  • Cabos e conectores.

Os painéis captam a radiação solar e a transformam em eletricidade de corrente contínua (CC), que não é suportada pela rede. Por isso, essa energia precisa passar por um inversor, que a converte em corrente alternada (CA), adequada ao uso pelos equipamentos industriais.

Outra questão que impacta a eficiência do sistema fotovoltaico e, portanto, seu funcionamento, é o posicionamento 

Incentivos fiscais

Além de economizar na conta de luz e, assim, reduzir custos operacionais, a instalação de um sistema de energia solar industrial pode ajudar seu negócio a receber incentivos do governo. 

Desde 2015, o Brasil conta com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), programa do governo federal que busca estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em diversas pontas, entre elas a indústria.

Em função do convênio 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), os estados brasileiros também estão autorizados a conceder isenção do ICMS e PIS E COFINS. Veja como os incentivos funcionam:

  • ICMS – atualmente, a isenção do ICMS já foi aprovada em quase todos os estados brasileiros. Somente Recife não contempla o CONFAZ e os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Ceará têm a isenção “parcial”. 

PIS E COFINS – De acordo com a Lei Nº 13.169 de outubro de 2015, o PIS e COFINS é isento da energia solar injetada na rede.

IPTU Verde

Para completar a lista de incentivos fiscais para a instalação de um sistema de energia solar industrial, alguns municípios implementaram o IPTU Verde. Esse benefício consiste no desconto no valor do IPTU de contribuintes que se preocupam com a sustentabilidade em diversas frentes, como o tratamento de resíduos, a utilização de materiais recicláveis e, claro, a geração de eletricidade por meio de fontes renováveis, como a energia solar.

Energia Solar Empresarial

Contribua com o meio ambiente e com o seu negócio! Optando pela energia solar fotovoltaica, sua empresa é capaz de prever os custos e ter retorno nesse investimento mais rápido! Conte com um custo fixo e vida longa do sistema que pode durar até 30 anos!

Melhor investimento financeiro

Controle de fluxo de caixa

Redução imediata na conta de energia

Instalação rápida e pronta entrega

COMO É PRODUZIDA A ENERGIA SOLAR EM EMPRESAS E COMÉRCIOS?

A geração de energia solar em empresas ou pequenos comércios funciona da mesma maneira que nas residências, ou seja, através da instalação de painéis ou placas solares fotovoltaicas, em locais apropriados como telhados, coberturas ou em locais de campo aberto, e dentro de um ângulo que favoreça a maior captação possível da luz ou radiação solar, de forma que se consiga obter a maior produção possível de eletricidade.

Além desses painéis solares, a instalação conta também com aparelhos de inversores ou micro inversores, que tem o objetivo de converter a radiação solar ou luz do sol em energia elétrica, transformando a energia de corrente continua em corrente alternada. A instalação também conta com estrutura metálica para fixação dos painéis solares e proteções elétricas de segurança.

O sistema de energia fotovoltaica é conectado a rede elétrica de sua empresa e a produção da energia solar excedente é lançada como crédito pela companhia de energia de sua região e abatida em sua próxima conta de energia. É instalado pela companhia no local um relógio bidirecional que mede a entrada e saída de energia. É possível inclusive ser feito o monitoramento online do desempenho de seu sistema fotovoltaico.

Melhoria da imagem da empresa

Em uma pesquisa realizada pela agência Union + Webster, foi constatado que as pessoas preferem comprar produtos e serviços de empresas que atuam com práticas sustentáveis.

O percentual dos entrevistados que afirmou essa colocação foi de 87%. Ao mesmo tempo, cerca de 70% dos participantes afirmaram que não se importariam de pagar um pouco mais se a empresa for sustentável.

Energia Solar Para Agronegócios

O setor rural utiliza energia para quase toda sua produção. Porém muitas vezes, por sua propriedade estar isolada do centro urbano, o produtor agropecuário sofre com o serviço local de distribuição de eletricidade. 

Ao instalar um sistema de energia solar em sua fazenda, essa dor de cabeça acabou. Sua produção não precisa ficar parada e seu negócio sempre terá energia elétrica disponível sem se preocupar com o alto custo dos geradores a diesel.

Você poderá usar as vantagens da energia solar para gerar eletricidade:

  • Na irrigação da plantação
  • Para bombear água para os animais
  • Para bombear água para a sede da sua fazenda
  • Na cerca elétrica em torno da fazenda
  • Para maximizar a produção de leite
  • Na cerca elétrica para manejo de animais
  • Na estufa solar (secagem de grãos, madeiras e outros alimentos)

Melhor investimento financeiro

Controle de fluxo de caixa

Redução imediata na conta de energia

Instalação rápida e pronta entrega

Benefícios da energia solar para o agronegócio

A produção rural é uma das bases econômicas do Brasil. Em 2020, mesmo com a crise gerada pela pandemia de covid-19, o agronegócio ainda teve respondeu por 25% de todo o PIB brasileiro, além de bater alguns recordes de crescimento.

Como a pecuária é tão importante e promissora, a tecnologia fotovoltaica parece ser uma excelente escolha para os produtores rurais reduzirem custos e aumentarem a competitividade empresarial.

Confira agora todas as vantagens que o agronegócio terá ao investir na energia solar:

Incentivos fiscais

Além de economizar na conta de luz e, assim, reduzir custos operacionais, a instalação de um sistema de energia solar industrial pode ajudar seu negócio a receber incentivos do governo. 

Desde 2015, o Brasil conta com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), programa do governo federal que busca estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em diversas pontas, entre elas a indústria.

Em função do convênio 16/2015 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), os estados brasileiros também estão autorizados a conceder isenção do ICMS e PIS E COFINS. Veja como os incentivos funcionam:

  • ICMS – atualmente, a isenção do ICMS já foi aprovada em quase todos os estados brasileiros. Somente Recife não contempla o CONFAZ e os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Ceará têm a isenção “parcial”. 

PIS E COFINS – De acordo com a Lei Nº 13.169 de outubro de 2015, o PIS e COFINS é isento da energia solar injetada na rede.

IPTU Verde

Para completar a lista de incentivos fiscais para a instalação de um sistema de energia solar industrial, alguns municípios implementaram o IPTU Verde. Esse benefício consiste no desconto no valor do IPTU de contribuintes que se preocupam com a sustentabilidade em diversas frentes, como o tratamento de resíduos, a utilização de materiais recicláveis e, claro, a geração de eletricidade por meio de fontes renováveis, como a energia solar.

Homologação na concessionária

Com a proposta aprovada e o projeto pronto chega a hora de realizar homologação da energia solar. Essa é uma das etapas que são indispensáveis na implementação dos sistemas fotovoltaicas. Tem como propósito fiscalizar os equipamentos de energia solar instalados e verificar todas as especificações estabelecidas pelas normas de segurança da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

Melhor investimento financeiro

Controle de fluxo de caixa

Redução imediata na conta de energia

Instalação rápida e pronta entrega

Etapas da homologação do sistema fotovoltaico

1ª Etapa  – Solicitação de acesso

O primeiro passo é fazer a chamada “Solicitação de acesso de microgeração/minigeração” a concessionária de energia da sua região. Com base na resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), são pedidos alguns documentos para dar andamento ao processo, os principais são:

  • Certificado de conformidade do(s) inversor(es) ou número de registro da concessão do Inmetro;
  • Lista de consumidores participantes do sistema de compensação;
  • ART do Responsável Técnico pelo projeto elétrico e pela instalação do sistema de microgeração;
  • Formulários de Solicitação de Acesso preenchidos para a micro e a minigeração distribuída, disponíveis nos Anexos II, III e IV da seção 3.7 do Módulo 3 do PRODIST, determinados em função da potência instalada da geração. Além disso, o formulário específico para cada caso deve ser protocolado na distribuidora acompanhado dos documentos pertinentes, não cabendo à distribuidora solicitar documentos adicionais além dos indicados nos formulários padronizados.

2ª Etapa – Análise da solicitação

A concessionária avalia o projeto técnico e a partir disso realiza a aprovação ou reprovação. Se aprovado, a concessionária emite o chamado “Parecer de Acesso de Microgeração/Minigeração”. Este documento é a liberação para a residência utilizar a rede da concessionária para injetar energia e receber os créditos gerados pela geração energética. Se reprovado, a concessionária pede as correções necessárias para um novo pedido.

3ª Etapa – Instalação do sistema de energia solar

Assim que aprovado, inicia-se o processo de instalação do sistema de energia fotovoltaico.

4ª Etapa – Solicitação de vistoria técnica

Finalizada a instalação, é necessário realizar o pedido de vistoria do local. Uma equipe da concessionária é deslocada ao imóvel para verificar se o sistema fotovoltaico está instalado conforme as regras. Na vistoria, a concessionária realiza testes de segurança com o inversor solar.

5ª Etapa – Troca do relógio

Depois da vistoria, a concessionária fará a troca do relógio unidirecional pelo bidirecional. Trata-se da etapa final. Depois de realizada a substituição, o sistema está apto a funcionar.